(Por que o caminho interior exige coragem, disciplina e verdade)

Por essa razão, são poucos os que genuinamente caminham pela senda espiritual, pois ela exige muito mais coragem, honestidade e autoconfiança do que…
As pessoas frequentemente possuem uma equivocada ideia de que a espiritualidade é um caminho pacífico, no qual não existem dificuldades nem perturbações.
Nada poderia ser mais distante e desconectado da realidade espiritual.
Na verdade, a espiritualidade é o caminho mais difícil de ser trilhado, pois ela exige que a pessoa supere, oxalá numa única existência, muitas vidas de um mecânico viver, isto é, de desejos egoístas, de uma inércia inquebrantável, de uma infinda confusão entre o certo e o errado e, acima de tudo, a falta de disciplina para realizar qualquer coisa de real valor.
Ou seja, a espiritualidade exige coragem para enfrentar e vencer os próprios demônios internos, para reformular e ampliar a visão da vida, de si mesmo e de Deus, assim como ter disciplina para trabalhar nesses pontos diariamente, enquanto mantém uma inalienável fé de que esse caminho conduz ao destino final.
Por essa razão, são poucos os que genuinamente caminham pela senda espiritual, pois ela exige muito mais coragem, honestidade e autoconfiança do que quase qualquer outra escolha feita na vida.
É por isso que esses poucos seres que escolhem tão augusta senda são especiais: eles encaram seus medos, abandonam suas máscaras e tornam-se raios de luz para que outros também possam seguir pela mesma senda.
Acharya Tadany.
Morning Meditation.
Pune, 2 de fevereiro de 2026.
Photo by Marc-Olivier Jodoin on Unsplash
Tadany Um refúgio para a alma e um convite à consciência.
