(Por que o caminho interior exige coragem, disciplina e verdade) Por essa razão, são poucos os que genuinamente caminham pela senda espiritual, pois ela exige muito mais coragem, honestidade e autoconfiança do que… As pessoas frequentemente possuem uma equivocada ideia de que a espiritualidade é um caminho pacífico, no qual não existem dificuldades nem perturbações.Nada poderia ser mais distante e …
Read More »Pensamentos
Diva – n° 25
O vento soprava migalhas de paixão na tua fronteComo que se prostrando a tua onipresença Os grânulos da praia se eriçavam com tuas passadasQue suavemente massageavam a areiaOs peixes saltitavam com a fragrância encantadaQue emanava exuberante de teus poros de sereia. O mar e o infinito se encontravam no horizonteAclamando a formosura da tua presençaO vento soprava migalhas de paixão …
Read More »Um lugar só seu
Lembre-se…Esse lugar é só teu.Ele pode ser acessado a qualquer instante, Em um mundo repleto de ruídos negativos, guerras e ira,Manter a firme decisão de habitar a própria paz interiorÉ um gesto de coragem, lucidez e dignidade espiritual. Para que isso seja possível,Crie e preserve dentro de siUma câmara de silêncio e serenidade O teu próprio espaço sagrado,Onde preocupações, ressentimentos, …
Read More »A felicidade que ignoramos todas as manhãs.
Algo que está perfeitamente satisfeito.Perfeitamente completo.Perfeitamente em paz. Todas as noites, a vida nos oferece uma gratuita prévia da plenitude essencial humana.E ela acontece não por esforço.Não por conquista.Não por se tornar algo novo.Ela ocorre simplesmente ao dormirmos.Pois quando acordamos, você diz:“Dormi profundamente…Nada passou pela minha cognição…Não senti falta de nada…Não me preocupei com nada…Foi uma paz continua,”Assim, quando a …
Read More »A Saga de João
Ele era um compatriota do caminho, caroneiro do destino, sempre pronto para embarcar numa nova aventura, numa nova atividade e numa nova idéia para saciar o insaturável desejo de renascer a cada instante de mãos dadas com o original, o desconhecido e o recente. João disse que sua vida tinha sido uma revolução de sonhos que invadiam a mente, alimentavam …
Read More »A Silenciosa Erosão da Inteligência Humana. (O Impacto da IA)
Cada vez mais, as pessoas não revisam criticamente o que está sendo gerado em seus nomes. Elas aceitam inquestionavelmente o que as máquinas produzem, como se frases semanticamente corretas fossem o mesmo que sabedoria ou criatividade, como se a velocidade fosse um substituto para a imaginação, a criatividade e a compreensão. Acharya Tadany Meditação sobre a Tecnologia Pune, 18 de …
Read More »Ruinas ao amanhecer
Esses dias são convulsões emocionais, semelhantes à tsunamis.Não sabemos de onde vieram, por que vieram, nem como chegaram. Alguns dias são como um deserto.Imensos, desoladores, infinitos, desconfortáveis, fatigantes.Quiçá nem sejam dias,Talvez seja mais honesto chamá-los de noites. Pois mesmo que exista uma paisagem visível diante dos olhos,A escuridão interior é incapaz de reconhecer as formas externas. Esses dias são convulsões …
Read More »Como a Inteligência Artificial está mudando o trabalho e o cotidiano das pessoas.
A Inteligência Artificial costuma ser apresentada como algo radicalmente novo, quase futurista. Na realidade, ela vem evoluindo silenciosamente há décadas. O que mudou nos últimos anos não foi a sua existência, mas a sua presença. Por Acharya Tadany Cargnin dos Santos. Publicado no Diário de Santa Maria, 15 de janeiro de 2026. A Inteligência Artificial costuma ser apresentada como algo …
Read More »O Desejo promete felicidade, mas entrega ansiedade.
O desejo é instantâneo: um lampejo da mente, um impulso silencioso e intenso. Sua materialização, porém, exige tempo, energia, maturidade… O grande desafio humano não está em desejar, mas no ritmo acelerado e desordenado com que os desejos surgem. O desejo é instantâneo: um lampejo da mente, um impulso silencioso e intenso. Sua materialização, porém, exige tempo, energia, maturidade e, …
Read More »A Raiva não é o inimigo. Um diálogo com aquilo que nos habita.
I. A Fera DespertaEla vem sem convite, como uma enxurrada elétrica,Enrola-se nas veias qual sangue numa febre tóxica.A serpente acorda do seu próprio torpor,Minha língua torna-se chamas, o peito apertado se comprime,Cada músculo se retesa, pronto para a batalha…Mas onde está a ameaça? Onde que a luz brilha? II. A IlusãoVeja como a ilusão se forma majesticamente:Uma palavra num tom …
Read More »
Tadany Um refúgio para a alma e um convite à consciência.
